sábado, 1 de outubro de 2011

Ilha de Maré

                                          Ilha de Maré, 2011.
A Ilha de Maré é a segunda maior ilha da Baía de Todos os Santos localizada na região leste. Possui uma área aproximada de 1378,54 h. Pertence ao Município de Salvador-BA, e corresponde à XVII Região Administrativa do município. (Michele, 2008).
Situa-se entre as coordenadas UTM: 549.810 e 552.788; 8.585.150 e 8.591.250 (V&S..., 2001). (Souza dos Santos Rocha, Ruth, 2006).
Ao redor da Ilha, na direção leste, encontra-se o Município de Madre de Deus, ao norte os povoados de Passé e de Caboto, ao sul Ilha dos Frades, e ainda a oeste, no recôncavo, encontra-se o Centro Industrial de Aratu, seguindo-se ao Município de Salvador.
A ilha de Maré possui quatorze comunidades. Ao norte: Ponta Grossa, Ponta do Cavalo, Martelo, Maracanâ e Armenda; ao sul: Itamoabo e Nossa Senhora das Neves; ao leste: Botelho, Oratório/Caeiras e Bananeiras; e ao oeste: Santana, Caquende, Praia Grande e Major. (FRANCIELE, 1997).
 
                            (FRANCIELE, 1997).

Praia de Itamoabo

                                          Praia de Itamoabo, 2011.
 Ao sair de lancha do terminal Marítimo de São Tomé de Paripe em direção a Ilha de Maré, a primeira praia a ser avistada é a de Itamoabo. Possui a coordenada de S 12° 47. 829’ e W 38° 31. 816’.   É uma praia que está centralizada entre dois costões rochosos.
Em uma de suas extremidades, no sentido de quem vai para a Praia de Nossa Srª das Neves, uma vegetação de manguezal com suas raízes aéreas se destaca incrustada entre as rochas.  É uma praia bonita, com areia branca e águas onde tímidas ondas se formam. 
                                    Praia das Neves, Ratom e Almeida, 2009.

A Praia de Nossa Senhora das Neves com as coordenadas geográficas: S 12.47.686’ e W 38.31.260’, é a mais bonita da Ilha de Maré. Possui uma extensão de areia branca, águas claras e calmas. Nesta praia encontra-se uma igreja denominada Nossa Srª. das Neves construída no Séc. XVI, localizada no alto da encosta. É um ponto turístico bem visitado pelos turistas.
No inicio da Praia das Neves, logo após ter saído da Praia de Itamoabo, observa-se um manguezal que está entre a parte arenosa da praia e o costão rochoso. As raízes aéreas formam um longo tapete entre este manguezal proporcionando uma paisagem curiosa. 

                                    Manguezal, Praia das Neves, 2011.




                               Figura 21. Google Earth, 2011.

Localizada na parte leste da Ilha de Maré, com as coordenadas S. 12°.47.392’ e W 38.30.984’.  Esta praia faz parte da comunidade de Botelho, que não apresenta um adensamento populacional (SEDHAM, 2009). Na margem superior desta praia, há casas construídas na parte baixa das encostas e adentrando para o seu interior. Em sua frente está localizado o Porto de Aratu.
Ao longo de sua extensão, no sentido da praia de Nossa Srª das Neves para a praia de Botelho, no seu inicio, é visto costão rochoso com formação de vegetação de mangue e de mata atlântica terciária nas encostas. A areia é limpa, mas em alguns trechos misturar-se com pedaços de rochas e restos de construções como pedaços de blocos. Quando maré baixa observa-se presença de algas marrons.
Observou-se também, mais no centro desta praia, em alguns trechos, lançamento de esgoto doméstico. Porem, não é tão intenso ao ponto de comprometer a sua coloração e da areia da praia. Aparentemente a praia apresenta aspecto de limpeza.  

Praia Grande


                                          Praia Grande, 2011.


Praia Grande é considerada uma das praias mais conhecidas da Ilha de Maré e demais locais. O povoado a qual faz parte recebe esse mesmo nome, Praia Grande, que possui adensamento populacional significativo. (SEDRAM, 2009).  
Devido à quantidade de casas, aparenta ser o maior povoado da Ilha de Maré. As casas estão distribuídas ao redor da praia expandindo-se para o centro, sentido encosta. Visivelmente se vê muitas casas construídas nas encostas. 
Encontra-se entre dois costões rochosos. Muitos barcos são vistos ancorados nesta praia, reforçando o vinculo que os moradores têm com a pesca que uma parte é de subsistência e a outra comercial. Geralmente os peixes que eles mais pescam são: robalo, pescada, corvina, bagre e sem falar dos frutos do mar como siri, lagosta, polvo, chumbinho e dentre outros.

Praia de Caquende

                                          Praia de Caquende, 2011.
Praia de Caquende é um trecho de praia que fica bem próximo ao povoado de Santana numa distância aproximada de 500m. Esse tímido povoado denominado também de Caquende é composto por dezesseis casas construídas sobre o costão rochoso bem abaixo da encosta.
Sua praia está localizada em um costão rochoso, onde pequenos trechos de areia formam-se e pode ser visto quando maré baixa. Possui coordenada S 12° 47. 145’ e  W 38º 32. 145’. Na encosta a mata atlântica terciária compõe o cenário.  

Praia de Santana

                                          Praia de Santana, 2011.

              A praia de Santana está localizada entre dois costões rochosos. Situada na coordenada S 12º. 47.445’ e W 38º 31.977’, faz parte do povoado de Santana que possui significado adensamento populacional (SEDRAM, 2009). A expansão urbana se dá ao redor da praia. Ao seu redor não existe vegetação típicas de praia e o seu formato é de um semicírculo. Muitos barcos ficam ancorados nessa praia, a pesca é uma das fontes de subsistência e comercial.
 Possui areia escura com trechos com cascalhos e restos de construção. Há uma grande concentração de algas marrons. Essa concentração varia de acordo com a maré. Quando baixa, muitas algas marrons são vistas espalhadas pela praia ou acumuladas em alguma outra parte da praia.